quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Amamentar em público é errado?

Olá mamães!! Estou de voltaa! Eba! Que felicidade poder voltar a escrever e compartilhar com vocês todas as minhas dúvidas, dicas, informações e tudo mais que esse maravilhoso mundo da maternidade nos proporciona todos os dias. Estive um tempão fora, por falta de tempo e tudo mais que demanda uma vida de mãe! Bom, vocês sabem bem né?! rsrsrs
Bom mamães, o assunto de hoje é um pouco polêmico, pois está circulando nas redes sociais um boato, onde é informado que foi aprovada uma lei em que as mulheres poderiam ser presas caso amamentassem em público, e até pagariam uma multa de trinta salários mínimos por cometerem o tal 'crime'.
É claro que isso é só um boato e que não, nunca vai ser errado amamentar em público, mas eu gostaria de falar aqui sobre isso, que é sim um assunto muito pouco tratado em meio a nossa sociedade atual, principalmente pelo fato de ainda existir muito preconceito em relação a amamentação em locais públicos. Quando nos tornamos mães, o nosso cérebro e nosso corpo giram somente em torno do bebê, nós abdicamos do nosso sono, da nossa alimentação balanceada e de tudo mais que for necessário, em prol do bebê. E isso é algo que não está sob nosso controle, faz parte da natureza, nós viramos animais e só conseguimos pensar em alimentar e fazer de tudo para manter a nossa cria saudável.
O preconceito, independente de ser sobre amamentação, cor, raça, religião ou qualquer outra coisa, está somente na cabeça das pessoas. Hoje em dia, são pouquíssimas mães que conseguem se sentir tranquilas ao precisarem amamentar em público, acreditem, pouquíssimas! Sempre tem alguém que olha e acaba se sentindo constrangido, e então por sua vez, a mãe acaba ficando constrangida também, e nem vou comentar aqui, os malefícios que isso tudo pode trazer à alimentação do bebê nesse momento.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro já foram aprovadas leis que protegem as mulheres para poderem amamentar em locais públicos, esperamos que em breve tenhamos a mesma situação em todos os estados do Brasil, e também que isso seja internalizado pelo mundo inteiro.
Li essa frase em um texto outro dia e super concordo, o mais importante é que o ato de amamentar em público deixe de ser visto como algo sexualizado, as mães ainda sofrem com isso e mesmo assim tentam vencer o preconceito, o problema são as pessoas que ainda olham com ar de reprovação a elas.
Precisamos fazer a nossa parte para ajudar no trabalho de conscientização, não precisamos ter filhos para sabermos que a amamentação é essencial na vida de uma criança. Vamos conversar mais sobre isso com nossos amigos e familiares,e quanto mais as pessoas tiverem essa consciência, menos preconceito existirá.
Por hoje é isso mamães, espero que gostem! Logo logo volto com mais novidades! Beiijos!